sábado, 14 de maio de 2011

Então...
Dopo passar 8 dias em Verona, eu fui para a provincia de Belluno, mais precisamente para Sospirollo e San Gregorio Nelle Alpi para conhecer o lugar de onde partiu meu bisavô para o Brasil nos anos de 1890. Fui muito bem recebido pelos Casanova de agora. Meu amigo Ivar seguiu na direção de Bolonha/Modena, porém acabou parando na cidade de Rimini, junto ao mar Adriático, ao lado de San Marino. 
Em Sospirollo, conheci pessoas sensacionais, da família Casanova (Gabrielle, Valentina, Gigio, Erminio, Elisa, enfim...). O lugar é cercado por montanhas, chamadas de Maciço... ou Dolomiti Bellunesi. Lá, conheci Feltre, Sospirollo, Belluno e San Gregório. Lugares pequenos e aconchegantes, de estradas sinuosas em meio a túneis, monumentos e paisagens exuberantes. Histórias, como a tragédia da represa de Vajon, onde 3 mil pessoas morreram depois que metade de uma montanha cedeu sobre um lago represado (as fotos da época são aterradoras...1963). Uma pequena cidade construída em 1800, toda de pedra, onde hoje vivem apenas 8 famílias. Caminhos muitos e muita gente fazendo caminhadas pelas montanhas. Também conheci o local onde 4 membros da família Casanova foram brutalmente assassinados por nazistas, em frente aos seus familiares ao final da segunda guerra. Ali percebi a grande diferença entre um curioso sobre histórias de guerra (eu) e pessoas que tiveram suas vidas devastadas pela vivência dos fatos.
Seguindo a viagem, cheguei em Rimini.... ahhhhhh!
Estamos hospedados no hostel Jamin.... 16 euros a diária com cozinha, internet e a 100 metros da praia. Tudo muito bem organizado, ou melhor, de uma xiqeteza fenomenal.... ferraris em fila estacionadas, imaginem! Mas mesmo assim, sem abuso de preços. É possível fazer refeições com 5, 7, 8 euros, tomar bons vinhos e boas cervejas por 2 ou 3 euros. Depois de uns dias, descobri porque os europeus bebem ceva na temperatura ambiente.... são boas demais.
Espero estar passando uma idéia de como são esse lugares que poucos brasileiros andam. O interior da europa é alucinante. 
Também posso escrever sobre algumas situações que conhecemos, como italianos do sul (sicilia, napoli) saindo de suas regiões para procurar emprego  no norte. Sim, o sul da Itália sofre com a imigração ilegal, corrupção, máfia e tráfico.... um pouco de Brasil! Falando em Brasil, posso dizer que os europeus adoram nosso país, com as devidas ressalvas feitas por eles mesmos.... principalmente a violencia. 
Ahhh... as européias adoram fazer toplessssss........ Viva!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário